LINHA DO TEMPO DO ROADSEC


2013

Três edições teste do Roadsec, com formatos distintos, são feitas em Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, uma pior que a outra. Na última o fiasco foi tamanho que até um palestrante esqueceu de ir.

2014

Nasce o formato tradicional do Roadsec e o evento percorre dez estados, tendo o Hackaflag patrocinado pela Symantec como destaque. O programa de Roadies é criado e a final do Hackaflag em SP é narrada pelo Jovem Nerd, com um show do Ira! no encerramento.

2015

O evento alcança 15 estados, o Hackaflag se profissionaliza pelas mãos do Ricardo Longatto e as caravanas, que surgiram no ano anterior, se multiplicam. Alguns participantes viram palestrantes e dezenas de mini-cursos são realizados. Marcelo Tas abre a edição SP, encerrada por um show dos Titãs, que contou ainda com palestra do Rodrigo Rubira Branco.

2016

Para atender à demanda incessante por novas cidades, o financiamento coletivo é criado. Maceió entra no roteiro graças a uma campanha que envolveu até panfletagem em shopping com máscara do Anonymous. O RoadAccess Morphus, inovador programa de intérpretes de libras, é instituído, centenas de surdos acompanham o evento. Bruno Miranda é o primeiro artista convidado para ilustrar as credenciais. Dual Core faz seu primeiro show no Brasil em SP, junto com os Paralamas do Sucesso, Dead Fish e MC Hackudão.

2017

Com 18 cidades e mais de 10 mil participantes em um ano, o Roadsec vira o maior evento do tipo no continente. Rio de Janeiro vira a primeira edição fora de uma faculdade. O Hackaflag ganha uma nova modalidade em grupos e passa a ser organizado pelo Boot Santos, que transforma o campeonato em plataforma independente, e os ganhadores passam a ser premiados com viagens pra DEF CON em Las Vegas. Shiko ilustra as credenciais que viram tradição, e Raimundos, Matanza, Dual Core e YTCracker (que na última hora não chega por problemas de visto) são as atrações musicais.

2018

O volume de cidades é diminuído para 10 e o formato dos eventos é expandido, uma vez que já não cabia mais em faculdades. A experiência anterior com o Rio de Janeiro vira padrão para todas as cidades, com exceção do próprio Rio, onde o evento é movido para Parque Olímpico. Fortaleza, com 700 participantes, bate todos os recordes de público para uma única cidade. O programa de Meetups é criado pra suprir a carência das cidades que ficaram de fora.

2019

Novas cidades entram no circuito e o Roadsec passa pela primeira vez pelo interior de São Paulo. Em Campinas o evento termina com um show do Dual Core! Mar Williams ilustra nosso universo cyberpunk. Para a festa de encerramento do Roadsec Nação Zumbi, CPM 22, Negra Li e DJ Marlboro agitam a Audio!

2020 - 2021

Com a pandemia, a edição 2020 foi postergada e lançamos o Roadsec@Home, a primeira edição virtual do evento, para unir a comunidade em prol dos Hackerspaces de todo o Brasil! Não ousaríamos deixar nosso público na mão, especialmente durante tempos tão difíceis. Continuamos reunindo conteúdo técnico de ponta. Realizamos mais de 20 edições virtuais, em 2020 e 2021, com o formato periódico às quartas-feiras a partir das 19h, entregando palestras, sessões organizadas pelas comunidades, nosso inconfundível painel de encerramento e shows com nossos artistas queridos! E o melhor: NA FAIXA (e diretamente do seu sofá)!

2022

Retornamos com o Roadsec meetup, em um formato 2.0 para nosso portfólio, levando a comunidade do maior festival hacker da América Latina para dentro de grandes empresas, entregando conteúdo técnico de ponta e networking qualificado. A temática japonesa, inspirada na remasterização 4K do Akira dá o tom para a volta do Roadsec presencial, afinal, não seria o nosso retorno uma remasterização também? Mudamos de casa, para a Arca, São Paulo, sem deixar para trás as lembranças e a história que foram feitas na Audio, morada do Roadsec durante tantos anos e o encerramento da edição contará com um show do Edgar. As ilustrações do evento são assinadas por João Antunes Jr, imaginando uma realidade dominada pela cultura asiática, assim como colocando em foco nos personagens representações PCD. Com 9 palcos simultâneos e trilhas repensadas exclusivamente por eixos, a grande edição sediada em São Paulo acontece pela primeira vez em Julho.

2023

A edição de 2023 conta com uma temática intergaláctica (e sempre cyberpunk) com um cenário e personagens assinados pelo brasileiro Vitor Wiedergrün, cujos easter eggs continuarão a ser descobertos pelos nossos participantes por anos luz! Este ano é marcado pela estréia das Vilas de Conteúdo e Mentorias, áreas inéditas na grade de conteúdo já parruda de nomes fantásticos, com 10 palcos, 8 eixos de conteúdo, 10 comunidades apresentando atividades e, como keynote speakers, Bruno Sartori e Adriana Saty. A edição conta com o Palco Domo na área externa, que servirá como trilha sonora para uma edição épica!

2024

ROADSEC X! 10 anos da criação do produto e comemoraremos em grande estilo! Are you ready? Please, please, DONT F%CK$N STOP HACKING!