Roadsec

COMUNIDADES

Comunidades, Hackerspaces, Projetos, ONGs e mais: O Roadsec têm um lugar para vocês!

Possui um projeto legal em desenvolvimento, um grupo de curiosos que se reúne às quintas para sonhar grande, um gadget inovador ou uma iniciativa acadêmica que merece ver a luz do dia?

Que tal ter um espaço garantido dentro do Roadsec para expor suas ideias? Inscreva seu hackerclub, grupo de estudos ou comunidade e venha participar do maior festival hacker da América Latina!

Software Livre, programação, oficinas, workshops, mini-cursos, debates, campeonatos… Todos são bem-vindos!


[BENEFÍCIOS PARA COMUNIDADES]

  • Logo na página de comunidades do site do evento com link para as redes sociais ou site da comunidade [se houver]

  • Página individual para cada comunidade [mediante envio de todas as informações em tempo útil de aplicação]

    • Nome da comunidade/hackerspace

    • Logo da comunidade/hackerspace

    • Descrição da comunidade/hackerspace

    • Redes sociais da comunidade/hackerspace

    • CTA para site da comunidade/hackerspace

    • Espaço para nome da atividade ministrada pela comunidade/hackerspace

    • Espaço para descritivo da atividade ministrada pela comunidade/hackerspace

    • Espaço para nível de dificuldade da atividade ministrada pela comunidade/hackerspace

    • Espaço para equipamentos necessários para participar da atividade ministrada pela comunidade/hackerspace

[CRONOGRAMA]

Ao enviar sua submissão, você receberá um e-mail de confirmação. Aguarde o contato do time de conteúdo e envie todas as informações necessárias para que os seguidores do Roadsec já fiquem de olho no seu espaço no evento!

  • Data limite da submissão: 05/05/2023 (Submissões encerradas)

  • Data do resultado: 05/06/2023

  • Data limite para inserção das informações no site do evento: 03/07/2023

    Inscrições finalizadas

    As submissões para 2023 foram encerradas! Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa área de conteúdo (conteudo@flipside.com.br)

  • Divulgação do grupo ou atividade nas redes sociais e newsletter do Roadsec

  • Espaço dentro do evento para expor suas ideias ou conteúdo com as seguintes estruturas: 

    • Espaço para Palestra (com Microfone, TV e Assentos para 30 pessoas)

    • Bancadas para Workshops, com TV, pontos de energia e assentos para 5 pessoas por bancada.

  • 5 Ingressos com acesso completo para membros da comunidade

  • Credenciamento dedicado e horário de entrada diferenciado

  • Menção na Abertura e Encerramento do evento pelo Mestre de Cerimônias

[O QUE PODE SER APRESENTADO]

PALESTRA: um representante pode apresentar um tópico discutido ou de atuação da comunidade, em um slot de 30 minutos.

OFICINA: a comunidade pode trazer uma oficina para apresentar ao público, por exemplo: Lockpicking, Lego Mindstorms, arduino, etc.

EXPOSIÇÃO: a comunidade pode expor o trabalho dela nas bancadas, através de folders, vídeo, panfletos, materiais físicos, por exemplo robô que dança.

VILAS: são espaços temáticos, os conteúdos podem ser expostos em formato de mini palestras com 20 minutos ou mini workshops de até 2 horas, demonstração técnica de ferramentas (não propaganda). As vilão são:

  1. OSINT

  2. Python

  3. Mobile

  4. Code 4 Sec ( AppSec e DevSecOps)

  5. Hardware

  6. Kids

 

[SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES COM O ROADSEC]

Comunidades: Parte da nossa essência

Você sabia que antes do Roadsec ser Roadsec existiu o projeto da ONG Hackers Construindo Futuros? A proposta era levar conhecimento técnico para áreas periféricas, mas acabamos sonhando grande e fazendo alguns desvios de trajeto. Mesmo assim, muitas das ideias foram recicladas para pavimentar o caminho para que o Roadsec nascesse, crescesse, e se jogasse na estrada para se tornar o maior festival hacker da América Latina!

Diversas edições foram realizadas em faculdades, apresentando a área de segurança da informação para estudantes de tecnologia e também mostrando as oportunidades de trabalho possíveis e, a partir daí, passamos os anos conhecendo projetos maravilhosos de comunidades de diversos cantos do país. Não levou muito tempo para percebermos que esses projetos precisavam de toda a visibilidade possível, e abrimos um espaço no evento para que esses hackerspaces tivesse destaque, apresentando para o público e aos patrocinadores presentes atividades que brilhavam aos olhos de todas as gerações que passavam pelo Roadsec, de crianças até a melhor idade.

Comunidades Roadsec

“A tecnologia salva e têm o poder de transformar socioeconomicamente por onde passa.”
Anderson Ramos, Sócio-fundador e CEO da Flipside e Idealizador do Roadsec.

Quando nos deparamos com a pandemia, tivemos que repensar sobre o que de fato significava o contato com a comunidade, que, mesmo na adversidade, não parava de crescer. Criamos o Roadsec@Home, entregando conteúdo gratuito para nossos seguidores, e usamos essa adição de portfólio para devolver para as comunidades pelo menos um pouco do que sempre haviam nos dado: Através das transmissões, arrecadamos fundos para hackerspaces, que foram fundamentais para o combate do vírus, desenvolvendo face shields 3D para profissionais de saúde e pesquisas, como a de um respirador de custo acessível para UTIs. Da mais inóspita das situações, vimos projetos incríveis surgindo, um atrás do outro, e aquele nome inicial para o que hoje seria o maior festival hacker da América Latina, não parecia mais tão inadequado para o que fazemos.

 

 

[TIMELINE ROADSEC]

Comunidades Roadsec

2013

Três edições teste do Roadsec, com formatos distintos, são feitas em Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, uma pior que a outra. Na última, o fiasco foi tamanho que até um palestrante esqueceu de ir.

 

2014

Nasce o formato tradicional do Roadsec e o evento percorre dez estados, tendo o Hackaflag patrocinado pela Symantec como destaque. O programa de Roadies é criado e a final do Hackaflag em SP é narrada pelo Jovem Nerd, com um show do Ira! no encerramento.


 
Comunidades Roadsec

2015

O evento alcança 15 estados, o Hackaflag se profissionaliza pelas mãos do Ricardo Longatto e as caravanas, que surgiram no ano anterior, se multiplicam. Alguns participantes viram palestrantes e dezenas de mini-cursos são realizados. Marcelo Tas abre a edição SP, encerrada por um show dos Titãs, que contou ainda com palestra do Rodrigo Rubira Branco.

 

2016

Para atender à demanda incessante por novas cidades, o financiamento coletivo é criado. Maceió entra no roteiro graças a uma campanha que envolveu até panfletagem em shopping com máscara do Anonymous. O RoadAccess Morphus, inovador programa de intérpretes de libras, é instituído, centenas de surdos acompanham o evento. Bruno Miranda é o primeiro artista convidado para ilustrar as credenciais. Dual Core faz seu primeiro show no Brasil em SP, junto com os Paralamas do Sucesso, Dead Fish e MC Hackudão.


 
Comunidades Roadsec

2017

Com 18 cidades e mais de 10 mil participantes em um ano, o Roadsec vira o maior evento do tipo no continente. O Rio de Janeiro vira a primeira edição fora de uma faculdade. O Hackaflag ganha uma nova modalidade em grupos e passa a ser organizado pelo Boot Santos, que transforma o campeonato em plataforma independente, e os ganhadores passam a ser premiados com viagens para DEF CON em Las Vegas. Shiko ilustra as credenciais que viram tradição, e Raimundos, Matanza, Dual Core e YTCracker (que na última hora não chega por problemas de visto) são as atrações musicais.

 

2018

O volume de cidades é diminuído para 10 e o formato dos eventos é expandido, uma vez que já não cabia mais em faculdades. A experiência anterior com o Rio de Janeiro vira padrão para todas as cidades, com exceção do próprio Rio, onde o evento é movido para o Parque Olímpico. Fortaleza, com 700 participantes, bate todos os recordes de público para uma única cidade. O programa de Meetups é criado para suprir a carência das cidades que ficaram de fora.

Comunidades Roadsec

 

2019

Novas cidades entram no circuito e o Roadsec passa pela primeira vez pelo interior de São Paulo. Em Campinas, o evento termina com um show do Dual Core! Mar Williams ilustra nosso universo cyberpunk. Para a festa de encerramento do Roadsec, Nação Zumbi, CPM 22, Negra Li e DJ Marlboro agitam a Audio!

 

2020 - 2021

Com a pandemia, a edição 2020 foi postergada e lançamos o Roadsec@Home, a primeira edição virtual do evento, para unir a comunidade em prol dos Hackerspaces de todo o Brasil! Não ousaríamos deixar nosso público na mão, especialmente durante tempos tão difíceis. Continuamos reunindo conteúdo técnico de ponta. Realizamos mais de 20 edições virtuais, em 2020 e 2021, com o formato periódico às quartas-feiras a partir das 19h, entregando palestras, sessões organizadas pelas comunidades, nosso inconfundível painel de encerramento e shows com nossos artistas queridos! E o melhor: NA FAIXA (e diretamente do seu sofá)!


 
Comunidades Roadsec

2022

Retornamos com o Roadsec meetup, em um formato 2.0 para nosso portfólio, levando a comunidade do maior festival hacker da América Latina para dentro de grandes empresas, entregando conteúdo técnico de ponta e networking qualificado. A temática japonesa, inspirada na remasterização 4K do Akira, dá o tom para a volta do Roadsec presencial, afinal, não seria o nosso retorno uma remasterização também? Mudamos de casa para a Arca, São Paulo, sem deixar para trás as lembranças e a história que foram feitas na Audio, morada do Roadsec durante tantos anos, e o encerramento da edição conta com um show do Edgar. As ilustrações do evento são assinadas por João Antunes Jr, imaginando uma realidade dominada pela cultura asiática, assim como colocando em foco nos personagens representações PCD. Com 9 palcos simultâneos e trilhas repensadas exclusivamente por eixos, a grande edição sediada em São Paulo acontece pela primeira vez em Julho.

 

2023

Coming soon e já a pleno vapor! As vendas dos ingressos do Roadsec 2023 já estão abertas, e os spoilers do que vem nesta edição já estão dando as caras em nossas redes sociais. Can you hear the noise from outer space? #dontstophacking